Monumento Marco Zero


Já imaginou estar em um lugar e se sentir no meio do mundo? Pois esse lugar existe e fica no Brasil, mais especificamente no monumento Marco Zero do Equador, em Macapá, capital do Amapá. Um dos principais cartões postais da cidade, o monumento marca o local onde a linha imaginária do Equador, que divide a Terra em Hemisfério Norte e Sul, corta a cidade. O local, que atrai milhares de visitantes todo mês, surpreende e apaixona turistas.

Um relógio do sol e um gigante bloco de concreto, com cerca de 20 metros de altura, que simboliza a divisão dos hemisférios da Terra, formam monumento Marco Zero do Equador. A cerca de 5 quilômetros do centro, a linha imaginária do Equador atravessa Macapá, a única capital brasileira a ser cortada pelo referencial, e a atração é um dos pontos turístico mais visitados da capital amapaense.

O local é mais visitado nos meses de março, quando acontece o equinócio das águas, e setembro, durante o equinócio da primavera. Peculiar entre os fenômenos de todo o Brasil, o equinócio é o período em que o dia e noite ficam iguais em relação à duração e sempre atrai muitos curiosos para o Monumento Marco Zero. A sombra do relógio solar é projetada de forma simétrica em cima da linha imaginária, impressionando os visitantes. 



17º FÓRUM DE GOVERNADORES DA AMAZÔNIA LEGAL
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2019 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá